Consultor ou CORRETOR

20/08/2014

Tenho observado nos últimos tempos, principalmente nos corretores de imóveis mais novos e recém-formados, usarem o título de consultor imobiliário. Essa profissão não existe!
A Lei 6.530 de 12 de maio de 1978 que instituiu a profissão de corretor de imóveis e que regulamenta o exercício da profissão de corretor de imóveis em nenhum momento cita a palavra consultor. Por tanto, usar em publicidades e se intitular consultor de imóveis está incorrendo num erro grave. Apesar de soar moderno está diminuindo o valor da profissão e confundindo o mercado.
Segundo a mesma lei em seu artigo 3º nos diz: Compete ao Corretor de Imóveis exercer a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis, podendo, ainda, opinar quanto à comercialização imobiliária. Tarefas estas exclusivas do corretor de imóveis.
Você contrataria um consultor de engenharia ou um engenheiro? Um consultor de advocacia ou um advogado? Então valorizar a profissão de corretor de imóveis é valorizar o cliente e uma forma de dar credibilidade à comercialização imobiliária.
Por João Raya

Outras notícias