Brasil adota novos padrões de qualidade para construção de imóveis
09/04/2013
Em Julho de 2013 começará a valer a Norma de Desempenho de Edificações, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece exigências de conforto e segurança em imóveis residenciais.
A indústria da construção brasileira está mudando seus parâmetros de qualidade, causando uma revolução conceitual sobre os requisitos mínimos de segurança para casas e edifícios residenciais. As regras privilegiam benefícios ao consumidor e dividem responsabilidades entre fabricantes, projetistas, construtores e usuários.
A Norma de Desempenho de Edificações é dividida em seis partes, para cada um delas são estabelecidos critérios objetivos de qualidade e procedimentos para medir se os sistemas atendem aos requisitos. Sistemas de coberturas têm que apresentar resistência ao fogo durante um determinado período de tempo. Tubulações hidrossanitárias que não estiverem escondidas devem suportar até cinco vezes seu próprio peso, para que não se rompam com facilidade gerando grandes transtornos. Também têm que oferecer proteção acústica, ou seja, deve abafar sons externos dentro de uma medida pré-determinada.
A norma prevê uma série de situações de risco para o imóvel e fornece não só a medida, como também instruções de como medir se os sistemas são seguros. Trata-se de um documento de alto nível técnico, que vai orientar fabricantes de materiais, projetistas e construtores.
Quando adquirir um imóvel, o comprador passa a saber exatamente o período mínimo de tempo pelo qual cada sistema deve manter seu desempenho, desde que operados e mantidos de forma correta. “É uma obrigação nova para as empresas, antes o consumidor não tinha essa referência”. “Além de aumentar o nível de exigência de qualidade, a norma traz sugestões de prazos de garantia que podem ser usados como referências pelos fabricantes”.
Consultor ou CORRETOR
Tenho observado nos últimos tempos, pri
veja maisLOTEAMENTO IRREGULAR NÃO EXISTE!
Loteamento Irregular não existe!
Com o
Preço do metro quadrado sobe 1% em maio
Segundo Índice FipeZap, Rio de Janeiro
veja maisJoão Raya Imóveis inaugura dois novos escritórios
Em breve, a imobiliária João Raya Imó
veja maisMinha Casa Minha Vida disponibiliza juros mais baratos para compra de móveis
A Caixa Econômica Federal lança uma no
veja maisBB lança duas novas linhas de financiamento imobiliário
O Banco do Brasil lançou, quarta-feira
veja maisBanco do Brasil reduz taxas para crédito imobiliário em mais de 17%
O Banco do Brasil reduziu as taxas
veja maisEdifício Flor de Lótus chega ao 8º pavimento
Com mais de 40% de obras já execut
veja maisValor do metro quadrado sobe 0,9%
O preço médio do metro quadrado d
veja maisOlimóveis oficializa entrega do Loteamento Casa de Pedra II
A Olimóveis Empreendimentos Imobil
veja mais